terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudantes planejam lançar Frente Estudantil em Defesa das Águas

Apesar das chuvas no feriado, especialista ainda mantém o alerta!

     A crise hídrica está novamente instalada em Viçosa. Desde fevereiro a Prefeitura declarou “estado de alerta” pela diminuição de chuvas e em julho o SAAE retomou a adoção de racionamento no abastecimento dos bairros da cidade. Na semana passada a UFV também passou a contar com um grupo de trabalho que irá planejar ações que minimizem problemas relacionados ao abastecimento de água.

     No último dia 03, quinta-feira, a Pró Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) convocou uma reunião com diversos grupos estudantis a fim de alertá-los sobre o difícil momento em que Viçosa está passando. Com a presença do professor Rafael Bastos, chefe da Divisão de Água e Esgoto da UFV, os presentes conseguiram entender de forma clara os desafios do problema e o papel dos estudantes como atores fundamentais na adoção de medidas que nos tirem da crise hídrica. Ao final da reunião os presentes se comprometeram a construir uma campanha que incentive práticas e medidas que diminuam o consumo de água no campus.

     Entretanto, os estudantes presentes se indagaram do por que de todo ano nos períodos de estiagem a cidade apresentar o mesmo problema no abastecimento. Para o estudante de biologia, Luiz Paulo Guimarães, o racionamento é uma medida urgente e emergencial, mas que deve vir junto a um plano de ações. “A diminuição no consumo de água é uma medida emergencial, mas insuficiente para resolvermos o problema. Se não adotarmos medidas que garanta a segurança hídrica da cidade em longo prazo, iremos sempre nos depararmos com essa necessidade. O que a UFV e Prefeitura tem feito para evitar a chegada da crise hídrica? Esse é um questionamento que vai nortear o nosso trabalho”, aponta o estudante.

     Já o estudante de ciências sociais e membro da Comissão de Moradores de Alojamentos (CMA), Janailton Soares, destaca como a melhoria das condições de moradia do campus pode contribuir para diminuição do consumo de água. “Os moradores dos alojamentos estão super dispostos a cooperar com a campanha, construiremos ela com gosto! Mas não se pode olhar para o alojamento somente quando a crise está instalada, temos muitas propostas para melhoria dos alojamentos que poderiam contribuir na resolução do problema”, afirma convicto de que há soluções possíveis.

     Os estudantes denominaram a articulação em torno do tema como Frente Estudantil em Defesa das Águas. O objetivo da Frente é contribuir com a UFV, Prefeitura e toda a comunidade para superação da crise e construção de medidas que garantam a segurança hídrica em longo prazo. A próxima reunião está agendada para terça-feira, 12:45, no porão do Centro de Vivência da UFV e é aberta a todos os estudantes que queiram participar.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário